MUNICÍPIO DE OVAR EM SERRALVES PARA DAR A CONHECER O ESQUILO-VERMELHO NO PARQUE DO BUÇAQUINHO

O Município de Ovar vai promover uma oficina pedagógica em Serralves, no próximo dia 21 de abril. A iniciativa integra o BioBlitz, um evento pedagógico e científico de referência que visa sensibilizar a comunidade educativa, público em geral e famílias para a biodiversidade.

Intitulada “O Esquilo-Vermelho no Parque Buçaquinho”, a oficina promovida pelo Município de Ovar, que decorre entre as 10h e as 17h30, convida as famílias a participar numa gincana de desafios e a ficar a saber tudo sobre um dos habitantes mais carismáticos do Parque Buçaquinho, o Esquilo Vermelho (Sciurus vulgaris), espécie que chegou a ser declarada como extinta em Portugal, no século XVI. A participação é gratuita.

O BioBlitz, promovida pela Fundação Serralves e vários municípios, decorre no Parque Serralves de 15 a 21 de abril. A iniciativa, que vai já na décima edição, está em linha com a Agenda 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e promove uma série de atividades educativas inovadoras e de experimentação.

Ecoponto Móvel – Cortegaça

Cortegaça – 26 a 31 de março – Rua Padre Joaquim Pereira Resende (Igreja Cortegaça)

Cortegaça – 28 de maio a 2 de junho – Avenida da Nazaré (jardim da Avenida da Praia de Cortegaça)

Contentores de Biorresíduos

No seguimento da 3ª fase de implementação da Recolha de Biorresíduos – Via Pública (Esmoriz, Cortegaça, Arada, S. João, Maceda e Ovar), já se encontram disponíveis na via pública os novos contentores castanhos (invólucros de 240L e enterrados de 3000L).

Simultaneamente estão a ser enviados a todos os clientes Adra/resíduos uma carta com o Cartão OVAR. O Cartão Ovar é a chave para abrir os novos contentores para resíduos alimentares, de cor castanha, que pode encontrar na sua área de residência. É muito simples. Para abrir a tampa do contentor, basta aproximar o cartão no ponto luminoso.

Neste projeto está contemplado a oferta de balde 7litros aos aderentes, adequada à deposição nos contentores, para que os mesmos possam depositar nos respetivos contentores maiores que encontram na via pública.

Os baldes 7litros podem ser recolhidos na Junta de Freguesia ou Ecocentro de Ovar, devendo-se apresentar com a sua identificação e a carta da ADRA que recebeu.

🍀  Contamos consigo, participe na Recolha Seletiva de Resíduos Alimentares!

Ecoponto Móvel

A Câmara Municipal de Ovar disponibiliza o ecoponto móvel como solução de proximidade para a deposição seletiva de pequenos resíduos urbanos valorizáveis, sem contentor dedicado na via pública. Poderá depositar óleos, calçado e roupa, resíduos informáticos e de telecomunicações, pequenos eletrodomésticos, pequenos resíduos perigosos, resíduos cerâmicos e metálicos de cozinha, rolhas, vidro plano, pilhas e lâmpadas.

O equipamento será uma extensão do Ecocentro de Ovar, pensado para os munícipes geograficamente mais afastados deste equipamento e estará estacionado em todas as Freguesias do Concelho de Ovar, um local por semana, num calendário rotativo que pode consultar online nas redes sociais, fisicamente nos serviços da Divisão de Ambiente da

Câmara Municipal de Ovar, nas Juntas de Freguesia e no Ecocentro de Ovar. Pode ainda questionar sobre qual a data mais próxima da sua localização através da linha gratuita Ecolinha 800204679 ou pelo email ecolinha@cm-ovar.pt.

Projeto Fora de Portas

O Projeto “Fora de Portas”, do Centro Comunitário de Esmoriz, aprovado pelo Prémio BPI “La Caixa” Capacitar (2023), iniciou a sua intervenção no dia 26 de outubro de 2023, com uma duração de 12 meses.

O Projeto Fora de Portas pretende desenvolver uma intervenção de proximidade ao nível da saúde mental, agravada pela crise económica e social atual, que potencia um maior risco de desenvolvimento de problemas de saúde mental, pois os estudos mostram que a pobreza, o desemprego, o endividamento, a preocupação financeira e a incerteza são ótimas condições para degradação da saúde mental.

Por conseguinte, tem como objetivos:

  1. Identificar pessoas em risco, diminuir os fatores de risco e intervir em fatores internos e externos que podem predispor, causar ou perpetuar a doença mental.
  2. Intervir em fatores externos através da sensibilização da comunidade para a temática da saúde mental.

Para alcançar estes objetivos serão implementadas as seguintes atividades:

  1. Dinamização de Consultas de Psicologia individuais, à população vulnerável e fragilizada do concelho de Ovar. Estas pretendem promover maior autonomia, autoestima, funcionalidade e qualidade de vida e bem-estar geral e emocional da pessoa.
  1. Implementar ações de formação e sensibilização junto de cabeleireiros. Os cabeleireiros são das poucas profissões onde se contacta fisicamente com os clientes e onde estes estão confortáveis para partilhar informação privada que é, muitas vezes, semelhante em natureza e gravidade àquela que é partilhada com profissionais de saúde mental. Por este motivo, considera-se relevante dotar estes profissionais com maior conhecimento sobre a temática, sensibilizando-os para os sinais de alerta e para encaminharem os seus clientes para os serviços de intervenção especializada.
  2. Implementar ações de sensibilização junto da comunidade, abertas ao público em geral, pois não se cuida da saúde mental sem se dotar a comunidade de um maior conhecimento sobre esta temática e sem sensibilizar para a redução do estigma e preconceito que, ainda, impera.

A equipa técnica do projeto “Fora de Portas” é constituída por 2 Psicólogos e as suas ações serão implementadas em equipamentos culturais do concelho, de forma a quebrar o estigma e preconceito associado à temática e facilitando a acessibilidade dos utentes aos serviços.

Colocamos à disposição de todos o Panfleto do Projeto para conhecimento e apreciação. A Ficha de Referenciação pode ser solicitada na secretaria da Junta de Freguesia de Cortegaça.