Ass. Freguesia de Cortegaça | 30-abr

A sessão ordinária do órgão deliberativo da freguesia está marcada para o dia 30 de abril de 2019, pelas 21h00 na sede da Junta de Freguesia de Cortegaça e contará com a seguinte ordem de trabalhos:

1) Período de Intervenção ao Público;
2) PAOD (Período de Antes da Ordem do Dia);
3) Atividades da Junta de Freguesia;
4) Discussão e apreciação da prestação de contas do ano económico 2018;
5) Dicussão e apreciação do inventário em 31/12/2018.

A Presidente da Assembleia de Freguesia de Cortegaça,
Luciana Camboa de Sousa

Recolha de Resíduos Sólidos no Concelho de Ovar

A Câmara Municipal de Ovar avisa a população do concelho em geral que irá proceder a uma redução preventiva de serviço devido à greve dos transportadores de matérias perigosas.

Na sequência da greve dos transportadores de matérias perigosas em curso, que se prevê que provoque uma série de constrangimentos no abastecimento de combustíveis, a Câmara Municipal de Ovar, em articulação estreita com a empresa responsável pela recolha de resíduos sólidos urbanos, vai implementar um plano de redução controlada de serviços de forma a minimizar o consumo de combustível e a garantir os serviços essenciais de recolha de resíduos sólidos urbanos pelo maior período de tempo possível. Assim, será reduzido o serviço de varredura mecânica, a lavagem de contentores e a periodicidade de recolha de resíduos urbanos, passando a ser recolhido três vezes por semana, apenas nos locais com menor produção.

A Câmara Municipal de Ovar apela à compreensão e colaboração de todos.

Ass. Municipal de Ovar | 17-abr

De acordo com as disposições legais aplicáveis, a Ordem do Dia para a Reunião da Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Ovar, a realizar no próximo dia 17 de abril, quarta feira, pelas 21h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ovar, é a seguinte:

  1. Período de Intervenção do Público;
  2. Período Antes da Ordem do Dia;
  3. Período da Ordem do Dia:
    1. Apreciação das atas de 21 de fevereiro e 21 de março;
    2. Informação Municipal nº2/2019;
    3. Relatório de gestão e contas do Município de Ovar 2018 – Discussão e Votação
    4. Lei 8/2012 de 21 de fevereiro – Assunção de compromissos plurianuais – Autorização prévia da Assembleia Municipal – Listagem de procedimentos de formação de contratos públicos e protocolos de colaboração – Tomar conhecimento.

O Presidente da Assembleia Municipal de Ovar,
João Pedro Tarujo de Almeida Braga da Cruz

Risco de Incêndio Muito Elevado

Prevendo-se para os dias 25, 26 e 27 de março o aumento do Índice de Risco de Incêndio para um nível muito elevado, é proibida a queima de matos e amontoados de qualquer tipo de sobrantes de exploração em todo o concelho de Ovar.
Esta medida enquadra-se nas medidas de prevenção e precaução na utilização do fogo em espaços rurais, lançadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, por forma a não potenciar o risco de incêndio.

Câmara Municipal de Ovar

Ass. Municipal de Ovar | 21-mar

De acordo com as disposições legais aplicáveis, a Ordem do Dia para a Reunião da Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Ovar, a realizar no próximo dia 21 de março, quinta feira, pelas 21h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ovar, é a seguinte:

  1. Período de Intervenção do Público;
  2. Período da Ordem do Dia:
      1. Proposta de não aceitação pelo Município de Ovar, em 2019, das competências a transferir, no âmbito da aplicação do Decreto-Lei n.º 20/2019, de 30 de janeiro, no domínio de Proteção e Saúde Animal e de Segurança dos Alimentos – Discussão e Votação;
      2. Proposta de não aceitação pelo Município de Ovar, em 2019, das competências a transferir, no âmbito da aplicação do Decreto-Lei n.º 22/2019, de 30 de janeiro, no domínio da Cultura – Discussão e Votação;
      3. Proposta de Voto de Pesar, apresentado pelo Grupo Municipal do PSD, pelo óbito de Manuel da Silva Lopes, primeiro Presidente de Junta de Freguesia de S. João – Discussão e Votação.

O Presidente da Assembleia Municipal de Ovar,
João Pedro Tarujo de Almeida Braga da Cruz

Abertura da Capela de S. José

Para informação de todos os cortegacenses e de quem nos visita, a partir de hoje e até ao dia da Festa em Honra de S. José (19/março), a Capela de S. José, no Largo do Souto irá estar aberta para todos que queiram cultivar a sua fé ou simplesmente apreciar a beleza do seu interior.
Informamos ainda que no dia 19 de março, irá ser rezado o terço no interior da Capela de S. José a partir das 17h30.

Para ver o programa completo da Festa em Honra de S. José, clique aqui.

Altar de S. Jose

 

Limpeza das Florestas | Autoridade Nacional de Proteção Civil

Tendo em conta a preservação das florestas e o combate aos incêndios, a Autoridade Nacional de Proteção Civil esclarece que:

  • Quem tem uma casa no campo ou na floresta está mais vulnerável aos incêndios pela proximidade de vegetação;
  • Limpar a vegetação à volta das casas é a melhor forma de prevenir que um incêndio o atinja a si e aos seus bens.

Posto isto, a Autoridade Nacional de Proteção Civil faz o pedido para que sejam cumpridas todas as normas e restrições em vigor e que até 15 de março é obrigatório fazer uma faixa de proteção:

  • De 50 metros à volta das casas, armazéns, oficinas, fábricas ou estaleiros;
  • De 100 metros à volta das aldeias, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários.

É pedido ainda que os ramos das árvores sejam cortados até 4 metros acima do solo e que as copas se mantenham no mínimo a 4 metros umas das outras (10 metros no caso de pinheiros e eucaliptos).
Árvores e arbustos a menos de 5 metros da edificação devem sem cortados, sendo que estão excluídas árvores de fruto e árvores protegidas e impossibilite também que os ramos projetem sobre o telhado.

Se as faixas de proteção não forem realizadas até 15 de março, os responsáveis poderão pagar coimas que podem chegar aos 10.000 euros para particulares e ate 120.000 euros para empresas.

A partir desta data, as Câmaras Municipais podem substituir-se aos proprietários na aplicação das obrigações legais previstas. Os proprietários são obrigados a permitir o acesso aos seus terrenos e a pagar as despesas à Câmara.

Para mais informações ligue 808 200 520 (custo de chamada local).

Aviso Meteorológico | Autoridade Nacional de Proteção Civil

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro, a pedido da Autoridade Nacional de Proteção Civil informa que o distrito de Aveiro estará em alerta amarelo e alerta laranja, principalmente na sua faixa litoral.

  • Agitação Marítima (Alerta Laranja)
      • Entre as 18h00 de 05.03.2019 e as 18h00 de 06.03.2019, ondas de sudoeste com 4 a 5 metros.
      • Entre as 18h00 de 06.03.2019 e as 03h00 de 07.03.2019, ondas de noroeste com 5 a 5.5 metros.
      • Entre as 03h00 de 07.03.2019 e as 12h00 de 07.03.2019, ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
  • Precipitação (Alerta Amarelo)
      • Entre as 00h00 e as 09h00 de 06.03.2019, períodos de chuva, por vezes forte, passando a regime de aguaceiros a partir da manhã, por vezes fortes de granizo e acompanhados de trovoadas.
  • Vento (Rajada Máxima)
      • Entre as 15h00 de 05.03.2019 e as 06h00 de 06.03.2019, rajadas até 80km/h.
  • Possibilidade de trovoada.

Encerramento dos serviços da Junta de Freguesia

Sérgio Vicente Prata Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça, informa que os serviços da Junta de Freguesia, estarão encerrados nos dias 04 e 05 de março de 2019.

O Presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça,
Sérgio Vicente

Recolha de Monos | Câmara Municipal de Ovar

A Câmara Municipal de Ovar disponibiliza uma linha direta (Ecolinha: 800 204 679) para a recolha de resíduos especiais – monstros ou monos domésticos, a fim de evitar a sua deposição nos contentores. Além disso, estes resíduos não deverão ser colocados na via pública sem marcação prévia da sua remoção. Atualmente, a recolha efetua-se em data e hora a acordar entre os serviços municipais e o munícipe. O Serviço é gratuito. Use a Ecolinha!

Ass. de Freguesia Cortegaça | 26/fev

A sessão extraordinária do órgão deliberativo da freguesia está marcada para 26/fevereiro, pelas 21h00 na sede da Junta de Freguesia de Cortegaça e contará com a seguinte ordem de trabalhos:

1) Período de Intervenção ao Público;
2) Discussão e Votação da proposta de venda do Artigo Matricial n°857;
3) Apresentação do website da Junta de Freguesia.

A Presidente da Assembleia de Freguesia de Cortegaça,
Luciana Camboa de Sousa

Ass. Municipal de Ovar | 21/fev

De acordo com as disposições legais aplicáveis, a Ordem do Dia para a Reunião da Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Ovar, a realizar no próximo dia 21 de fevereiro, quinta feira, pelas 21h30, nas instalações da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã, em São João de Ovar, é a seguinte:

  1. Período de Intervenção do Público;
  2. PAOD (Período de Antes da Ordem do Dia);
  3. Período da Ordem do Dia:
    1. Apreciação e Votação da Ata de 24 de janeiro;
    2. Informação Municipal nº1/2019;
    3. Lei 8/2012, de 21 de fevereiro – Assunção de Compromissos Plurianuais – Autorização Prévia da Assembleia Municipal – Listagem de Procedimentos de Formação de Contratos Públicos e Protocolos de Colaboração – Tomar Conhecimento;
    4. Proposta de Recomendação, apresentada pelo Grupo Municipal do BE, sobre promoção do acesso dos utilizadores de transportes públicos ao programa de apoio à redução tarifária – Discussão e Votação.

O Presidente da Assembleia Municipal de Ovar,
João Pedro Tarujo de Almeida Braga da Cruz

Alerta Vermelho | Agitação Marítima

A Proteção Civil da Câmara Municipal de Ovar informa que, de acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, é emitido Alerta vermelho relativo à Agitação Marítima, entre as 12 horas e as 21 horas do dia 01 de fevereiro (prevendo-se ondas de noroeste com 7 a 8 metros), passando a Alerta Laranja até às 09 horas do dia 02 de fevereiro.