Mês do Mar | Ação de limpeza de lixo marinho na Praia de Cortegaça

ALERTA comunidade de Cortegaça!

Em 2022, celebra-se o Mês do Mar, mês em que se assinala o Dia Nacional do Mar (16 de novembro), com a realização de uma ação de limpeza de lixo marinho no dia 27/11 na praia de Cortegaça.
Esta é uma iniciativa conjunta do CNE, AGP e AEP, e conta com apoio da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa.

Saiba mais sobre a iniciativa, veja o mapa das ações e conheça os resultados das ações das edições anteriores (2019-2021) em: www.oceanoazulfoundation.org/pt-pt/mes-do-mar/

Marca a tua presença por mensagem privada através do seguinte perfil: https://www.facebook.com/pioneiros313/

Projeto Conte(x)to – Ajude a sinalizar as pessoas em situação de sem abrigo

Informamos toda a população que já estão disponíveis na Junta de Freguesia de Cortegaça as “fichas de sinalização” para preencher e sinalizar as pessoas que se encontram em situação de sem abrigo e precisam de ajuda.

Poderá ver mais informações através das seguintes páginas:

– facebook.com/contextoprojeto;

– instagram.com/projetocontexto.cce;

– ccesmoriz.pt/contexto

CMOVAR AVANÇA COM RECOLHA SELETIVA DE BIORRESÍDUOS

A CMO deu início, ao projeto de recolha seletiva de biorresíduos, no seguimento de uma candidatura a fundos comunitários, tornando-se num dos municípios pioneiros do país nesta matéria.

A 1ª fase do projeto é direcionada a estabelecimentos de restauração e bebidas, hotéis e cantinas (Canal Horeca), posteriormente será seguida para o setor doméstico. Este projeto contará com recolha dos biorresíduos porta a porta e com sensibilização e distribuição de contentores nas freguesias.

Os Biorresíduos são os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos escritórios, restaurantes, dos grossistas, das cantinas, das unidades de transformação de alimentos. Neste projeto a recolha será dirigida aos resíduos alimentares, sendo que a recolha de resíduos verdes é efetuada por recolha domiciliária ou entrega no Ecocentro de Ovar.

Os contentores de proximidade instalados na via pública serão futuramente disponibilizados em 2023 à restante população.

As visitas das equipas de sensibilização para o Canal Horeca já podem ser agendadas através da ecolinha@cm-ovar.pt ou pelas linhas de atendimento telefónico gratuito 800 450 046 ou 800 204 679.

O ambiente e qualidade de vida é uma matéria distinta no nosso território, sendo de sublinhar que a separação destes resíduos passará a ser obrigatória a partir de dezembro de 2023, de acordo com as diretrizes europeias e as imposições do novo regulamento geral de gestão de resíduos.

 

Para mais informações consulte:

ALERTA | Temperaturas elevadas – Recomendações DGS

Prevê-se para os próximos dias, uma situação de tempo quente persistente. De acordo com a informação que o IPMA dispõe, esta situação de tempo quente irá iniciar  a partir da noite de 7 para 8 de julho, podendo persistir até  dia 14, com valores de temperatura acima ou muito acima da média (o comunicado pode ser consultado em (https://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp).

Considerando esta previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias e o risco no impacto na saúde existente, pedimod a todos a máxima atenção para as seguintes medidas preventivas:

Medidas Preventivas:

Para se proteger dos efeitos do calor intenso na saúde mantenha-se informado, hidratado e fresco.

Face a esta previsão a Direção-Geral da Saúde recomenda:

  1. Procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados;
  2. Aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  3. Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas. Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina;
  4. Utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta;
  5. Evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior;
  6. Escolher as horas de menor calor para viajar de carro. Não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol;
  7. Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas;
  8. Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas especificas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24;
  9. Assegurar que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado. As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta;
  10. Contactar e acompanhar os idosos e outras pessoas que vivam isoladas. Assegurar a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado;
  11. Ter cuidados especiais, nomeadamente: moderar a atividade física, evitar a exposição direta ou indireta ao sol e garantir ingestão frequente de líquidos;

 

Mais informação pode ser obtida na página da Direção-Geral da Saúde ou através do SNS24, 808 24 24 24.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt.

 #Juntosverãoseguro2022

Praia de Cortegaça reconhecida como “Praia Qualidade de Ouro”

Quercus atribuiu à Praia de Cortegaça – “Praia Qualidade de Ouro”.

De acordo com os critérios definidos em 2022, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:

  • Qualidade da água excelente nas últimas quatro épocas balneares de 2017 a 2020;
  • Todas as análises realizadas na última época balnear (2021) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respetivamente;
  • Na última época balnear (2021), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Ecoponto Móvel | Concelho de Ovar

A Câmara Municipal de Ovar disponibiliza o ecoponto móvel como solução de proximidade para a deposição seletiva de pequenos resíduos urbanos valorizáveis, sem contentor dedicado na via pública. Poderá depositar óleos, calçado e roupa, resíduos informáticos e de telecomunicações, pequenos eletrodomésticos, pequenos resíduos perigosos, resíduos cerâmicos e metálicos de cozinha, rolhas, vidro plano, pilhas e lâmpadas.

O equipamento será uma extensão do Ecocentro de Ovar, pensado para os munícipes geograficamente mais afastados deste equipamento e estará estacionado em todas as Freguesias do Concelho de Ovar, um local por semana, num calendário rotativo que pode consultar online nas redes sociais, fisicamente nos serviços da Divisão de Ambiente da

Câmara Municipal de Ovar, nas Juntas de Freguesia e no Ecocentro de Ovar. Pode ainda questionar sobre qual a data mais próxima da sua localização através da linha gratuita Ecolinha 800204679 ou pelo email ecolinha@cm-ovar.pt.

Portugal for Ukraine

Portugal for Ukraine é uma iniciativa do Governo da República Portuguesa para apoiar os cidadãos da Ucrânia que pretendem, por razões de conflito armado e humanitárias, residir em Portugal.

O Centro de Emprego e Formação Profissional de Aveiro preparou um plano de ações de formação em Português para cidadãos refugiados da Ucrânia, que podem ser desenvolvidas de forma descentralizada, em articulação com Câmara Municipal de Ovar.

Para o início das ações, é necessária a sinalização dos potenciais interessados, através do preenchimento da seguinte ficha de candidatura: https://www.cortegaca.pt/wp-content/uploads/2022/03/PLA-FI-UKR.pdf

A ficha de candidatura poderá ser entregue na secretaria da Junta de Freguesia de Cortegaça ou ser encaminhada para o email da Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde: divisocial@cm-ovar.pt ou diretamente para o e-mail se.aveiro@iefp.pt.

 

Nestas situações de calamidade, também a sociedade civil e designadamente as empresas portuguesas se mobilizam e disponibilizam para acolher e contratar estes cidadãos.

Manifeste a sua intenção de recrutar cidadãos ucranianos, através do preenchimento do seguinte formulário:

 

Ecocentro de Ovar

O ecocentro é um centro de recolha de resíduos com contentores de grande dimensão para a deposição seletiva de resíduos urbanos pelos munícipes e onde ficam armazenados até ao seu encaminhamento para tratamento.

Horário
Segunda a sexta-feira das 9h – 12h e das 14h – 18h
Sábado das 9h – 13h
Encerrado aos domingos e feriados

Localização
Caminho da Várzea
3880-399 Ovar

Contactos
ECOlinha 800 204 679
ecolinha@cm-ovar.pt

Aceda aqui ao link para consultar o flyer: https://www.cortegaca.pt/wp-content/uploads/2022/03/flyer_ecocentrovar.pdf

Vamos ajudar a Ucrânia

Neste momento, a Ucrânia está a ser vítima de uma ofensiva militar por parte da Rússia e encontra-se com muitas dificuldades.

Todas as Juntas de Freguesia do Concelho de Ovar decidiram abraçar esta campanha de solidariedade, e como tal, dia 7 de março estará um camião disponível para sair de Ovar, com rumo à fronteira da Polónia com a Ucrânia!

Apela-se para a ajuda de todos para estes donativos, devidamente identificados, para posteriormente serem recolhidos.

Nota importante: por indicações de Entidades que estão no terreno da Ucrânia, não iremos aceitar mais roupa, exceto mantas, cobertores e roupa interior masculina para os militares.

Medidas de Controlo da Pandemia | 01-dezembro

Face à evolução da pandemia em Portugal, o Governo decidiu, após ouvir os especialistas e os partidos, definir um conjunto de medidas preventivas que visam conter o crescimento da pandemia nas próximas semanas.

Não obstante o facto de Portugal ser um dos países com maior taxa de vacinação em todo o mundo e de os números de internamentos e óbitos refletirem precisamente o efeito da vacinação, o País deve preparar-se para uma fase de crescimento da pandemia nas próximas semanas. A chegada do inverno, a vaga que se propaga com intensidade em vários países da Europa e a aproximação de uma época festiva levaram o Governo a atuar para prevenir que o número de infeções por Covid-19, que tem crescido nas últimas semanas, aumente substancialmente.

Assim, a partir do dia 1 de dezembro, será declarado o Estado de Calamidade para todo o território nacional continental e serão adotadas as seguintes medidas:

  • Recomendações gerais:
    • Testagem regular;
    • Teletrabalho, sempre que as funções o permitam.
  • Uso obrigatório de máscara em todos os espaços fechados e em todos os recintos não excecionados pela DGS;
  • apresentação do certificado digital será obrigatória no acesso a:
    • Restaurantes;
    • Estabelecimentos turísticos e alojamento local;
    • Eventos com lugares marcados;
    • Ginásios.
  • Exigência de teste negativo obrigatório (mesmo para as pessoas vacinadas) no acesso a:
    • Visitas a lares;
    • Visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde;
    • Grandes eventos sem lugares marcados (ou em recintos improvisados) e recintos desportivos;
    • Discotecas e bares.
  • Nas fronteiras:
    • Teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal;
    • Sanções fortemente agravadas para as companhias aéreas.
  • Para a semana de 2 a 9 de janeiro, que será de contenção dos contactos existentes na época festiva, serão adotadas regras específicas:
    • Teletrabalho obrigatório, sempre que as funções o permitam.
    • Recomeço das aulas a 10 de janeiro.
    • Encerramento de discotecas e bares.

Para mais informações, consulte a plataforma da Direção-Geral de Saúde.

Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior

Está a decorrer o prazo para admissão de candidaturas de Bolsas de Estudo a alunos do Município que frequentam o Ensino Superior – ano letivo 2021/22.
A bolsa destina-se aos alunos que frequentem o ensino superior ao nível da licenciatura ou mestrado, recenseados no Município de Ovar, tendo que submeter a candidatura no prazo de 25 de outubro a 8 de novembro de 2021.
Para mais informações e elaborar a candidatura, por favor consultar o portal da Câmara Municipal de Ovar, aqui.

Covid-19 | Levantamento de Restrições

Tendo em conta a evolução da pandemia em Portugal e, sobretudo, do processo de vacinação, o Governo decidiu avançar para a próxima fase do Plano de Levantamento Gradual das Restrições, tal como previsto a 29 de julho, aquando da apresentação da estratégia.

Assim, e a partir de 1 de outubro – data em que se prevê que mais de 85% da população portuguesa esteja completamente vacinada contra a Covid-19 –, serão adotadas as seguintes medidas:

  • Abertura de bares e discotecas com certificado digital;
  • Restaurantes deixam de ter limite máximo de pessoas por grupo;
  • Fim da exigência de certificado digital para acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos ou alojamento local, bingos, casinos, aulas de grupo em ginásios, termas e spas;
  • Fim dos limites de lotação, designadamente para:
    • Casamentos e batizados;
    • Comércio;
    • Espetáculos culturais.
  • Obrigatoriedade de apresentação do Certificado Digital Covid UE para:
    • Viagens por via aérea ou marítima
    • Visitas a lares e estabelecimentos de saúde
    • Grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos
    • Bares e discotecas

O uso da máscara é obrigatório em:

  • Transportes públicos
  • Lares
  • Hospitais
  • Salas de espetáculos e eventos
  • Grandes superfícies.

Para mais informações, consulte a plataforma da Direção-Geral de Saúde.

Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

AVISO

Informa-se toda a população que vai-se proceder à aplicação de produtos fitofarmacêuticos (herbicida) no Cemitério da Seara da freguesia de Cortegaça no próximo dia 06 de setembro de 2021.

Cortegaça, 03 de setembro de 2021.