Para além de proporcionar excelentes condições para disfrutar de uma tranquila época balnear, Cortegaça carateriza-se por ser também a maior mancha verde a sul do Porto. Trata-se de uma vila antiga recheada de tradições que ainda hoje se comemoram, mas que também se trata de um palco de grandes concertos e um local muito agradável para a prática de vários desportos.

Faça aqui uma pesquisa sobre as principais atrações turísticas de Cortegaça e venha-nos visitar!

  • PRAIA DE CORTEGAÇA
  • PARQUE AMBIENTAL DO BUÇAQUINHO
  • IGREJAS
  • EVENTOS / FESTAS
  • Tranquilidade, areias e águas de qualidade, praia certificada e distinguida e um pôr de sol único caraterizam a nossa Praia de Cortegaça. Fica a saber um pouco mais sobre ela!

    Para ver mais fotografias da praia, clique aqui

    O concelho de Ovar é uma área privilegiada sob muitos aspetos, um dos quais é o seu maravilhoso litoral, onde a par das suas belas praias de areias finas e brancas se podem encontrar características marcantes do território como as dunas, incidências biofísicas que importa valorizar e preservar. Por toda a costa, o sol e as praias são pretexto para renovados momentos de fruição. À disposição do visitante encontram-se inúmeras esplanadas à beira-mar, bares e restaurantes. De salientar, ainda, a excecional qualidade das suas ondas, apreciadas para a prática de diversos desportos náuticos como o surf e o bodyboard.

    Para além disso, a Praia de Cortegaça apresenta atualmente três tipos de distinções, aumentando assim em muito o prestígio das nossas areias, atraindo a população dos concelhos em redor. As distinções atribuídas pela Quercus são as seguintes:

    • Bandeira Azul;
    • Praia Acessível;
    • Praia com Qualidade de Ouro.

    A Praia de Cortegaça, apresenta duas ligações muito fortes. A primeira refere-se naturalmente às gentes de Cortegaça, muito ligadas à cultura vareira e à pesca, mais concretamente à Arte Xávega. A segunda refere-se a uma prática desportiva muito comum na nossa praia que se trata do surf.

    ARTE XÁVEGA

    A Arte Xávega, Património Cultural Imaterial, trata-se de um tipo de pesca tradicional que ainda é praticado em algumas zonas do litoral do nosso país. É também um modo de vida enraizado nas comunidades vareiras, que importa salvaguardar e potenciar.

    Normalmente, bem cedo pela manhã e quando o mar assim o permite, os pescadores lançam-se ao mar em busca do melhor peixe para as suas famílias. Caso se desloque bem cedo até à maravilhosa Praia de Cortegaça, pode simplesmente apreciar esta arte centenária, ou ser ainda mais arrojado e ajudar os nossos pescadores que certamente estão recetivos a qualquer tipo de apoio.

    SURF

    Um destino muito frequentado pelos amantes deste desporto! Na tranquilidade da Praia de Cortegaça, pode disfrutar de umas belas ondas e conviver com outros desportistas que certamente estarão pela praia.

    Cortegaça, também conhecida como a Vila do Surf, mantém já à muitos anos a ligação a esta modalidade. O antigo festival de verão “Surf At Night” foi algo que marcou o destino como uma vila muito propícia à prático do surf, sendo assim um marco forte nas preferências dos surfistas. Para além disso, tanto em Cortegaça como nas freguesias vizinhas, existem escolas que ensinam a prática deste desporto.

    Desde o surf ao bodyboard, entre outras modalidades do mesmo estilo, poderá encontrar na Praia de Cortegaça, o local ideal para a prática desportiva.

    Informação sobre ondas: https://surftotal.com/camaras-report/cortegaca-hd

  • Um autêntico paraíso natural! O Parque Ambiental do Buçaquinho, territorialmente concentrado entre Cortegaça e Esmoriz, tem um conjunto de seis lagoas, torre e postos de observação de avifauna, um jardim de plantas aromáticas, parque infantil, cafetaria, espaços para relaxar e 24 hectares de verde! É um exemplo de sustentabilidade e reconhecido com o prémio na categoria “Cidades Sustentáveis”, dos Green Project Awards 2016.

    Para ver mais fotografias do parque, clique aqui

    O Parque Ambiental do Buçaquinho é um espaço que permite a realização de várias atividades, todas elas com um sossego incrível. Desde apreciar os diversos aromas, andar a pé ou de bicicleta pelos seus trilhos, usufruir dos postos de observação, ou até simplesmente para descansar, sozinho ou com a sua família. No parque ainda pode alugar a sua bicicleta e determinar que percurso pretende realizar.

    O Parque Ambiental do Buçaquinho, naturalmente interligado ao à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente contém ainda um Centro de Educação Ambiental e praticamente todas as semanas é palco de atividades para várias faixas etárias.

    Traga a sua família, as bicicletas e venha passar um belo dia pelo Parque Ambiental do Buçaquinho na freguesia de Cortegaça!

    Descubra mais em: https://www.youtube.com/watch?v=1sM-iW7GiPw&t=67s

    Descubra mais em: https://www.facebook.com/bucaquinho/

    PARQUE DE MERENDAS DO BUÇAQUINHO

    Mesmo ao lado do Parque Ambiental do Buçaquinho, existe um Parque de Merendas para todos aqueles que queiram fazer as suas refeições ou descansar em locais mais tranquilos. Zona muito propícia a pique-niques familiares e a fazer aquela sesta pós-almoço! Caso pretenda alguma das mesas do Parque de Merendas, terá de fazer a reserva da mesma através do contacto da Junta de Freguesia.

    Para além do Parque de Merendas do Buçaquinho, existem vastos espaços florestais, verdes e com grandes condições para poder descansar e aproveitar aquilo que é a natureza no seu estado puro.

  • Em Cortegaça existe uma Igreja Matriz e duas Capelas.

    IGREJA MATRIZ DE CORTEGAÇA

    A Igreja Matriz de Cortegaça, considerada Conjunto de Interesse Público em 2013, a par dos jazigos do Cemitério Velho, a igreja atinge atualmente o seu 100º aniversário, tendo agregado a ela muita história e com bastante tradição na região. Para além disso, as suas fachadas são completamente revestidas em azulejo, com várias imagens retratadas nos seus painéis.

    Para ver todas as fotografias da igreja, clique aqui

    A edificação da atual igreja de Santa Marinha, matriz de Cortegaça, que veio substituir uma outra de época anterior, foi iniciada em 1910 e concluída em 1918. Trata-se de um imponente templo, com fachada principal flanqueada por torres rematadas por coruchéus. O pano central é marcado pela abertura do portal de verga reta, que se liga ao janelão superior, com balaustrada e frontão triangular, terminando num amplo frontão coroado por três esculturas – Santa Marinha, a quem o templo é dedicado, encontra-se ao centro, com S. Miguel à direita e S. Martinho à esquerda. Todo este alçado foi revestido por azulejos azuis e brancos, com motivos decorativos e arquitetónicos que equilibram e enquadram os vãos existe antes. As representações figurativas são referentes a S. Pedro e a S. Paulo, a S. João Bosco e a S. Francisco de Assis, ao Coração de Jesus e ao Coração de Maria.

    No interior, o retábulo-mor exibe um painel com Cristo Crucificado e as imagens de Santa Marinha e São Miguel. O teto da capela-mor apresenta pinturas dos quatro Evangelistas.

    A igreja foi depois objeto de outras campanhas, entre as quais se destaca a realização de dois altares e, em 1956, a construção de um novo batistério onde se inclui um painel de azulejo com a figuração do Batismo de Cristo. Sensivelmente na mesma época foram aplicados dois painéis de azulejo na capela-mor.

    O revestimento azulejar do exterior da igreja matriz de Cortegaça inscreve este templo na tendência que, desde o século XIX, se manifestou de forma particular na região de Ovar, onde boa parte das fachadas dos imóveis foram revestidas por azulejos.

    A presente classificação inclui ainda os jazigos do Cemitério Velho, situado ao lado da igreja. Executados entre o final do século XIX e o início da centúria seguinte, caracterizam-se pela utilização de um vocabulário revivalista, destacando-se pelo trabalho escultórico das suas cantarias, pelos gradeamentos em ferro forjado e, também, pelo recurso ao revestimento azulejar, configurando um conjunto de grande homogeneidade.

    Horário de Funcionamento:
    3ªfeira a 5ª feira | 18:00 – 20:00
    6ªfeira | 08:00 – 10:00
    Sábado | 14:30 – 16:30 / 18:00 – 20:00
    Domingo | 08:00 – 12:00

    Para além deste imponente monumento, existem ainda duas capelas na freguesia, a Capela de S. José e a Capela de Nossa Senhora da Nazaré.

    CAPELA DE SÃO JOSÉ

    Localizada no Largo do Souto, a Capela de São José, foi erguida em 1753 por iniciativa de Domingos Francisco de Oliveira e benzida no ano de 1757. A capela tem um estilo retangular com um coro alto de madeira e retábulo de madeira pintada a branco e ouro. A Capela de S. José está aberta a todos em várias alturas do ano, principalmente em atividades religiosas como as Festas de S. José, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré e na Procissão de Velas.

    CAPELA DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ

    A Capela de Nossa Senhora da Nazaré, localiza-se na Praia de Cortegaça e é o centro das majestosas Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré. Após várias mudanças de localização, o atual templo foi inaugurado em 1934, ano em que se realizaram as primeiras festas em honra da santa. A Capela inicialmente banhada em azulejos no seu exterior, encontra-se atualmente em processo de remodelação exterior, sendo que o seu interior encontra-se totalmente remodelado e modernizado. Em agosto, são celebradas as eucaristias a todos os domingos e mantém-se aberta durante a época das festas.

  • Desde sempre, Cortegaça é palco de muitos concertos e festivais de verão que animam anualmente a nossa terra. Com condições únicas, artistas nacionais e internacionais brilham em noites sempre inesquecíveis.

    Para além de concertos e festivais, Cortegaça mantém um elo muito forte aquilo que são as nossas tradições e aqui tem que existir a referência às Festas do Mar, que anualmente trazem milhares de pessoas à nossa terra, fundamentalmente no domingo da majestosa procissão.

    Para ver todas as fotografias dos eventos e festas, clique aqui

    CORTEGAÇA EM FESTA

    Cortegaça em Festa é um festival de verão organizado pela Junta de Freguesia de Cortegaça e pela Câmara Municipal de Ovar, em estreita parceria com a Rádio Nova Era e com a Heineken. Já vai na sua terceira edição e tem trazida em meados de agosto milhares de pessoas à Praia de Cortegaça. O festival tem como imagem de marca o seu cartaz 100% nacional e já contou com a presença de artistas conhecidos como Richie Campbell, Mastiksoul, AGIR, D.A.M.A., Bezegol, DEAU ou Mundo Secreto. Normalmente os concertos ocorrem no Palco Avenida em horário noturno e no Palco Praia em sunset’s memoráveis! Fique atento à edição 2019!

    Pode consultar mais detalhes e informações na página oficial no Facebook ou Instagram:
    facebook.com/CortegacaEmFesta
    instagram.com/cortegacaemfesta

    FESTAS DO MAR EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ

    Tradição Cortegacense pura! As Festas do Mar em Honra de Nossa Senhora da Nazaré ocorrem sempre no primeiro domingo do mês de setembro e durante esse fim de semana, não falta animação na Praia de Cortegaça. Para além dos grandes cartazes musicais, as Festas do Mar caraterizam-se pela sua majestosa procissão e pelas sessões piromusicais.

    A procissão das Festas do Mar ocorre no domingo de festa, tanto da parte da manhã, como da parte da tarde. A procissão parte de manhã na Estrada Nacional e vai até à Capela de Nossa Senhora da Nazaré. Durante a tarde arranca desse mesmo sítio e culmina com a bênção ao mar, onde todos os andores ficam no areal durante o momento e recolhem posteriormente à Capela de Nossa Senhora da Nazaré. A imponente procissão traz a Cortegaça milhares de pessoas de todos os pontos do país.

    Caraterística forte das Festas do Mar de Cortegaça, são os espetáculos de fogo de artificio, acompanhados de música, com sessões de fogo preso e fogo de artificio no próprio oceano da Praia de Cortegaça.

    Pode consultar mais detalhes e informações na página oficial no Facebook:
    facebook.com/FESTASNOSSASENHORANAZARECORTEGACA2018/

    FEIRA DAS COLETIVIDADES

    A Junta de Freguesia sempre denotou grande importância nas suas associações e coletividades, daí a criação deste evento já marcante no início de verão. A Feira das Coletividades ocorre normalmente em junho e as coletividades vão animando a avenida da Praia de Cortegaça com as suas confeções gastronómicas. Para além existe música ao longo do fim de semana e barraquinhas com artesanato que atrai centenas de visitantes a Cortegaça. A Feira das Coletividades de Cortegaça destaca-se fundamentalmente pela sua organização e localização, tornando esta feira num ambiente familiar e muito acolhedor.

    FESTA DE S. JOSÉ

    A Festa de S. José ocorre no dia 19 de Março, dia do Pai, celebrando-se no Largo do Souto. Mais uma vez, a Junta de Freguesia recorre à enorme tradição Cortegacense e traz de volta às suas gentes um evento que é muito querido pelos cortegacences em geral, mas principalmente pelos habitantes do Souto e ruas envolventes.