O Projeto “Fora de Portas”, do Centro Comunitário de Esmoriz, aprovado pelo Prémio BPI “La Caixa” Capacitar (2023), iniciou a sua intervenção no dia 26 de outubro de 2023, com uma duração de 12 meses.

O Projeto Fora de Portas pretende desenvolver uma intervenção de proximidade ao nível da saúde mental, agravada pela crise económica e social atual, que potencia um maior risco de desenvolvimento de problemas de saúde mental, pois os estudos mostram que a pobreza, o desemprego, o endividamento, a preocupação financeira e a incerteza são ótimas condições para degradação da saúde mental.

Por conseguinte, tem como objetivos:

  1. Identificar pessoas em risco, diminuir os fatores de risco e intervir em fatores internos e externos que podem predispor, causar ou perpetuar a doença mental.
  2. Intervir em fatores externos através da sensibilização da comunidade para a temática da saúde mental.

Para alcançar estes objetivos serão implementadas as seguintes atividades:

  1. Dinamização de Consultas de Psicologia individuais, à população vulnerável e fragilizada do concelho de Ovar. Estas pretendem promover maior autonomia, autoestima, funcionalidade e qualidade de vida e bem-estar geral e emocional da pessoa.
  1. Implementar ações de formação e sensibilização junto de cabeleireiros. Os cabeleireiros são das poucas profissões onde se contacta fisicamente com os clientes e onde estes estão confortáveis para partilhar informação privada que é, muitas vezes, semelhante em natureza e gravidade àquela que é partilhada com profissionais de saúde mental. Por este motivo, considera-se relevante dotar estes profissionais com maior conhecimento sobre a temática, sensibilizando-os para os sinais de alerta e para encaminharem os seus clientes para os serviços de intervenção especializada.
  2. Implementar ações de sensibilização junto da comunidade, abertas ao público em geral, pois não se cuida da saúde mental sem se dotar a comunidade de um maior conhecimento sobre esta temática e sem sensibilizar para a redução do estigma e preconceito que, ainda, impera.

A equipa técnica do projeto “Fora de Portas” é constituída por 2 Psicólogos e as suas ações serão implementadas em equipamentos culturais do concelho, de forma a quebrar o estigma e preconceito associado à temática e facilitando a acessibilidade dos utentes aos serviços.

Colocamos à disposição de todos o Panfleto do Projeto para conhecimento e apreciação. A Ficha de Referenciação pode ser solicitada na secretaria da Junta de Freguesia de Cortegaça.

Ainda não existem comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será público. Os campos obrigatórios estão marcados com (*).

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.