A CMO deu início, ao projeto de recolha seletiva de biorresíduos, no seguimento de uma candidatura a fundos comunitários, tornando-se num dos municípios pioneiros do país nesta matéria.

A 1ª fase do projeto é direcionada a estabelecimentos de restauração e bebidas, hotéis e cantinas (Canal Horeca), posteriormente será seguida para o setor doméstico. Este projeto contará com recolha dos biorresíduos porta a porta e com sensibilização e distribuição de contentores nas freguesias.

Os Biorresíduos são os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos escritórios, restaurantes, dos grossistas, das cantinas, das unidades de transformação de alimentos. Neste projeto a recolha será dirigida aos resíduos alimentares, sendo que a recolha de resíduos verdes é efetuada por recolha domiciliária ou entrega no Ecocentro de Ovar.

Os contentores de proximidade instalados na via pública serão futuramente disponibilizados em 2023 à restante população.

As visitas das equipas de sensibilização para o Canal Horeca já podem ser agendadas através da ecolinha@cm-ovar.pt ou pelas linhas de atendimento telefónico gratuito 800 450 046 ou 800 204 679.

O ambiente e qualidade de vida é uma matéria distinta no nosso território, sendo de sublinhar que a separação destes resíduos passará a ser obrigatória a partir de dezembro de 2023, de acordo com as diretrizes europeias e as imposições do novo regulamento geral de gestão de resíduos.

 

Para mais informações consulte:

Ainda não existem comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será público. Os campos obrigatórios estão marcados com (*).

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.